Aula com programação desenvolve o raciocínio e inspira profissões
Cada vez mais, os recursos tecnológicos estão presentes em nosso cotidiano, e ter o conhecimento necessário para se adaptar adequadamente a essa realidade faz toda a diferença, especialmente para as crianças em idade escolar, que estão em processo de aprendizagem e desenvolvimento de competências fundamentais para a formação educacional e para os primeiros passos rumo à vida profissional.
No Colégio Politécnico, as aulas de Robótica do 5º ano oferecem uma experiência rica em aprendizagem prática e significativa. Por meio de atividades dinâmicas, os alunos são incentivados a explorar a tecnologia de forma criativa, desenvolvendo habilidades como raciocínio lógico, resolução de problemas, autonomia e trabalho em equipe.
“Durante as aulas, os alunos constroem protótipos, programam robôs e propõem soluções para desafios reais, aplicando os conteúdos aprendidos de maneira lúdica. Esse processo desperta a curiosidade e fortalece competências essenciais para a formação de estudantes protagonistas, críticos e inovadores”, comenta Luciane Cristina Durigan, diretora do Politécnico.
Diversos fatores podem influenciar o processo de formação humana e a construção da escolha profissional durante a infância e a adolescência. No entanto, um conhecimento específico pode fazer toda a diferença, o ensino de robótica pode impactar diretamente na escolha de carreira de crianças e jovens.
É o caso do aluno Murilo Castelhano Martinez, de 10 anos, que, por meio das aulas de Robótica no Poli, já escolheu uma carreira a seguir. “Na aula de Robótica, cada um tem uma função diferente. Temos o construtor, que constrói tudo o que será usado na aula; o organizador, que organiza todos os blocos distribuídos pelo construtor; e, finalmente, o programador, o meu favorito, que programa nossos projetos para dar forma a eles. Quando eu crescer, quero ser programador”, comenta Murilo.
“Gosto muito das aulas de Robótica, principalmente da montagem e da programação. Elas estimulam o raciocínio nas outras aulas. A parte de que mais gosto é a programação”, contou Felipe Aguilera Sales, também de 10 anos.
“Mais do que ensinar tecnologia, as aulas de Robótica promovem o desenvolvimento intelectual, social e emocional dos alunos, preparando-os para os desafios do futuro com criatividade, responsabilidade e colaboração”, finaliza a diretora. (Gabrielle Pustiglione)




