Colégio investe em propostas que aproximam a teoria da prática e ampliam o repertório cultural, social e acadêmico
O Colégio Politécnico acredita que o aprendizado vai muito além da sala de aula, e é por isso que, anualmente, promove os passeios pedagógicos como parte essencial do currículo escolar, abrangendo todas as turmas, do 1º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio. A iniciativa chamada de “Estudo do Meio”, proporciona aos alunos experiências significativas e práticas, conectando teoria e vivência de forma lúdica e enriquecedora.
“Durante os passeios, os estudantes têm a oportunidade de explorar conteúdos estudados em aula de maneira concreta e interativa, estimulando o senso crítico, a curiosidade e o protagonismo juvenil. Esses momentos também fortalecem os vínculos entre colegas e professores, ampliando a visão de mundo e desenvolvendo valores como respeito, empatia e responsabilidade”, explica Luciane Durigan, diretora do Colégio Politécnico.
A diretora conta que diversas turmas já participaram de visitas inesquecíveis este ano. Os locais escolhidos foram Aquário, a Fazenda do Café, Escape 60 e o PetZoo, espaços que aliam aprendizado, natureza, história e cuidado com os animais. Ainda este mês, estão programados passeios ao Outback, ao Sítio Santa Rosa e ao tão esperado Carroção, reconhecido por seu caráter educativo e lúdico.
“Dia de diversão e aprendizado para os alunos do Poli 1. Eles tiveram a oportunidade de visitar o Petzoo, uma fazenda cheia de animais, brincadeiras e uma alimentação deliciosa. Passeio repleto de descobertas, contato com a natureza e muita alegria”, afirma Francine Oliveira, coordenadora do Fundamental I, Poli unidade Centro.
“Um passeio como a ida ao PetZoo envolve várias disciplinas ao mesmo tempo: história, geografia, ciências, arte e linguagem. Também desperta perguntas, observações e reflexões. Os passeios quebram a rotina e tornam o processo educativo mais leve e prazeroso”, diz Ana Carolina, mãe da aluna Isabella Simões Oliveira do 2º ano.
“Levar os alunos do Fundamental I nos passeios pedagógicos é muito enriquecedor. Eles ficam empolgados, curiosos e participaram com bastante entusiasmo das atividades. É sempre gratificante ver como aprendem fora da sala de aula, interagindo com o ambiente e colocando em prática o que discutimos em sala. Além disso, fortalece os laços entre os colegas e professores. É uma experiência maravilhosa”, comenta Sheila de Oliveira, coordenadora do Fundamental I, unidade Boa Vista.
Fundamental II – Passeios, descobertas e aprendizado
Os alunos do Fundamental II das duas unidades do Poli tiveram dias de muito aprendizado no Estudo do Meio, como afirmam as coordenadoras Laura Arato Rocha Camargo Pereira e Ana Paula Pena.
Aquário: A visita proporcionou aos alunos um momento único de aprendizado e encantamento. Lá, puderam observar de perto a Nur, filhote de urso-polar recém-nascida, conhecer todo o processo de gestação, os cuidados dedicados e, claro, se encantar com a interação carinhosa entre mãe e filhote, um verdadeiro espetáculo da natureza! Vivências assim ampliam horizontes, despertam a curiosidade e fortalecem a consciência sobre a importância da preservação ambiental.
Fazenda do Café: O estudo na fazenda Nossa Senhora da Conceição em Jundiaí foi uma descoberta para os alunos, pois eles mesmos não tinham consciência de tudo que aprenderiam por meio da vivência dos espaços. Os alunos revisitaram períodos da História do Brasil e do Estado de São Paulo, da própria história da fazenda, além de conhecerem todas as etapas da produção da segunda bebida mais consumida no mundo, o café. Foi um dia intenso, divertido e enriquecedor para todos.
Escape 60: Aventura, suspense e investigação. Os alunos sentiram-se dentro de um filme com os jogos de escape room vivenciados, podendo aplicar seus conhecimentos e exercitar o raciocínio lógico, a intuição e a criatividade para escapar. “Experiência incrível que não dá vontade de vir embora, fica sempre um gostinho de quero mais”, contou Laura Arato Rocha Camargo Pereira, coordenadora pedagógica Fundamental II, unidade Centro.
“Mais do que conhecer novos lugares, nossos alunos desenvolveram autonomia, empatia, pensamento crítico e habilidades sociais. Vivenciar o conteúdo de forma prática permite que o conhecimento se fixe de maneira mais significativa, e o melhor: desperta o encantamento pelo aprender. Essas experiências também fortalecem vínculos entre os colegas, estimulam a curiosidade e mostram aos alunos que o aprendizado está por toda parte, basta saber olhar”, afirma Ana Paula Pena, coordenadora do Ensino Fundamental II, unidade Boa Vista.
Ensino Médio: Aprender com vivências reais
No ensino médio, a formação dos alunos vai muito além dos livros e das salas de aula. O colégio investe em propostas que aproximam a teoria da prática e ampliam o repertório cultural, social e acadêmico dos estudantes. O projeto oferece experiências significativas que contribuem diretamente para o desenvolvimento integral dos jovens.
Neste semestre, os alunos do Ensino Médio participaram de atividades pedagógicas fora da escola que transformaram conhecimento em vivência concreta. O projeto Estudo do Meio proporcionou experiências práticas, culturais e formativas que ampliaram o repertório dos estudantes e conectaram os conteúdos escolares à realidade. Fundamentado na pedagogia ativa e na aprendizagem significativa, o projeto valoriza o protagonismo dos jovens, a interdisciplinaridade e o desenvolvimento integral, reconhecendo que o aprendizado efetivo acontece quando o saber é vivenciado de forma contextualizada e reflexiva.
Na 1ª série, os estudantes participarão de uma imersão em inglês no restaurante Outback, estimulando a fluência e a comunicação em situações cotidianas. Para o coordenador Carlos Eduardo Leite, “será uma vivência autêntica, que fortalecerá a confiança dos alunos no uso do idioma e mostrará o quanto aprender pode ser prazeroso fora da sala de aula.”
Já a 2ª série participou do PoliRun, um dia de desafios físicos, corrida e superação, uma proposta diferente e de aprendizado para os coordenadores Cloves Reis da Costa e Jonathan Quintiliano. A atividade promoveu integração, movimento e fortalecimento da consciência corporal. O coordenador Jonathan Quintiliano destaca: “Mais do que uma atividade esportiva, foi uma experiência de desenvolvimento pessoal e coletivo, fundamental para essa fase da adolescência.”
Por fim, os alunos da 3ª série visitaram universidades, ampliando seu repertório acadêmico e refletindo sobre projetos de vida. Carlos Eduardo Leite complementa: “Eles puderam se ver no futuro, entender possibilidades profissionais e tomar decisões com mais clareza e responsabilidade.” Já o coordenador Jonathan Quintíliano ressalta: “Esse contato direto com o ambiente universitário despertou nos alunos um senso real de propósito e pertencimento em relação ao próximo passo de suas trajetórias.”
“Foi uma experiência inovadora. Os alunos puderam interagir com os estudantes da graduação em Educação Física e com os alunos do Poli I. Desta forma, proporcionando um ambiente de interação entre todos, e ainda estimulando suas habilidades e competências para cada novo desafio em que eram submetidos. Isto torna o ensino estimulante e participativo, onde o aluno sai do cenário de ouvinte e vira protagonista”, diz Nicolle Rodrigues Benavides, 16 anos.
“Essas vivências refletem o compromisso da escola com uma educação que integra saberes, valores e práticas reais, preparando os alunos para o mundo com autonomia, criticidade e responsabilidade. Acreditamos que aprender pode, e deve ser uma experiência concreta, dinâmica e transformadora. E o Estudo do Meio é uma das formas de tornar esse propósito realidade”, explica a diretora do colégio.
“Nosso compromisso é proporcionar aos alunos uma formação completa, que envolva a mente, o corpo e o coração. Cada passeio é planejado com muito carinho e responsabilidade, visando sempre a construção de saberes significativos que ficarão para toda a vida”, finaliza Luciane Durigan.







