Uma vez incorporada ao ambiente escolar, dramaturgia se transforma em uma ferramenta para o desenvolvimento social
O teatro vai muito além de ser uma atividade artística. Quando incorporado ao ambiente escolar, ele se transforma em uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento emocional, social e comunicativo dos alunos. Por meio das atividades teatrais, as crianças e jovens têm a oportunidade de explorar suas emoções, superar desafios e descobrir novas formas de se expressar, enquanto fortalecem sua autoestima e habilidades sociais.
Ao vivenciar práticas teatrais, os alunos têm a oportunidade de desenvolver habilidades como a comunicação oral, a escuta ativa, a empatia, o respeito às diferenças, a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo. Essas experiências contribuem para o fortalecimento de vínculos interpessoais, o estímulo à imaginação e a ampliação do repertório cultural dos estudantes.
“A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) reconhece a importância das linguagens artísticas no processo de ensino-aprendizagem e destaca o teatro como uma das formas de expressão fundamentais para o desenvolvimento das competências gerais da educação básica. O trabalho com o teatro na escola está diretamente relacionado a diversas competências previstas na BNCC, como o exercício da empatia e do diálogo, o estímulo à criatividade e ao pensamento crítico, a valorização e utilização dos conhecimentos artísticos e culturais e o desenvolvimento da comunicação em diferentes linguagens.
Além disso, o teatro contribui para o desenvolvimento de habilidades específicas das áreas de Linguagens e de Arte. Os estudantes aprendem a explorar elementos da linguagem teatral, como o corpo, a voz, o espaço, o tempo, a narrativa e a construção de personagens, e são incentivados a criar, interpretar e apreciar produções artísticas. No campo da oralidade, o teatro fortalece a fluência verbal, a entonação e a argumentação, elementos essenciais para a formação de sujeitos críticos e participativos. Nas práticas interdisciplinares, o teatro pode dialogar com temas das áreas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, possibilitando abordagens criativas e significativas dos conteúdos curriculares”, explica Luciane Cristina Durigan, diretora do Politécnico.
Estudantes do 6º ao 9º ano
O Colégio Politécnico desenvolve com os estudantes do 6º ao 9º ano um importante trabalho com o teatro, utilizando textos de obras clássicas e contemporâneas que são estudados e trabalhados na íntegra com os alunos. Essa prática amplia o repertório cultural e literário dos estudantes, ao mesmo tempo em que potencializa sua capacidade de interpretação, análise e expressão artística.
A proposta valoriza o contato direto com a literatura de qualidade, proporcionando aos alunos uma vivência profunda com os textos e uma experiência estética significativa, que contribui para sua formação crítica, sensível e criativa.
“O teatro na escola não é apenas uma atividade extracurricular ou uma forma de entretenimento, mas sim uma prática pedagógica que contribui efetivamente para o desenvolvimento de competências essenciais à formação dos estudantes como cidadãos autônomos, sensíveis e atuantes na sociedade. Incorporar o teatro ao cotidiano escolar é reconhecer a arte como linguagem e como direito de todos os alunos, promovendo uma educação mais humanizadora, criativa e transformadora”, salienta Durigan.
“O teatro é uma atividade que favorece o aluno tanto no aspecto social quanto no pedagógico, pois há melhor compreensão da obra lida, já que a leitura é feita de forma crítica. Além disso, estimula o trabalho em equipe e desenvolve a oralidade do aluno. As releituras das obras permitem o ‘voar‘ na criatividade com a criação de cenários e figurinos. Os alunos superam a timidez da adolescência, fortalecem a empatia e aumentam a autoconfiança ao se apresentarem”, diz a professora Verônica Lopes da Silva.
“A professora Veronica sempre realiza atividades teatrais para trabalhar os conteúdos dos livros estudados. Eu considero uma excelente abordagem, pois gera muito mais interesse e engajamento dos alunos para estudar obras que, algumas vezes não são tão interessantes para os jovens, por se tratar de clássicos! Além de promover o gosto pela leitura, desenvolver o gênero artístico do teatro enriquece ainda mais a experiência e permite que os alunos tenham um ponto de vista diferente do mesmo conteúdo, o que agrega muito a experiência das turmas”, observa Roberta, mãe da aluna Luiza Fratti Faria Rodrigues.
Os alunos do 7º ano tiveram contato com diversos textos mitológicos, com o objetivo de desenvolver uma base para a compreensão de textos mais sofisticados como o gênero dramático, com destaque para as tragédias e as comédias. “Cada turma fez uma votação para decidir a escolha da obra literária que seria produzida e apresentada.
O 7º A fez a releitura da tragédia de Romeu e Julieta, de William Shakespeare. Eles finalizaram a dramatização com uma reflexão dos valores humanos e sociais, como a intolerância, impulso juvenil, reconciliação e tragédia. Já o 7º B escolheu a comédia. O grupo fez a releitura do filme Descendentes 2 que é mais que um musical divertido, trazendo-nos à reflexão de que nossas origens, nem sempre definem nosso destino, e que todos têm o direto de mudar, aprender e serem aceitos como são”, comentou a professora Matildes Rodrigues de Aquino.
“Os alunos do 6º ano realizaram uma apresentação teatral baseada no livro paradidático Robinson Crusoé. Com entusiasmo e dedicação, os estudantes se envolveram em todas as etapas do projeto: desde a leitura e interpretação da obra até a criação dos cenários e figurinos. A peça foi apresentada para a sala, e cada grupo teve a oportunidade de mostrar sua criatividade e trabalho em equipe ao representar as aventuras e desafios vividos pelo personagem principal. Foi um momento de aprendizado, expressão artística e valorização da literatura. O teatro é um recurso pedagógico valioso nas aulas de Língua Portuguesa, pois contribui diretamente para o desenvolvimento de diversas habilidades linguísticas. Ao encenar textos, os alunos praticam a leitura expressiva, a interpretação, a oralidade e a escuta ativa, elementos fundamentais no processo de aprendizagem da língua”, explicou a professora Francini Tirabassi.
“A dramatização também estimula a compreensão de diferentes gêneros textuais, amplia o vocabulário e facilita a assimilação de conteúdos gramaticais e literários de forma lúdica e significativa. Além disso, promove a interação entre os alunos, fortalece a autoestima e desperta o interesse pela leitura e pela produção textual. Integrar o teatro às aulas de Língua Portuguesa transforma a aprendizagem em uma experiência viva, criativa e dinâmica, tornando o ensino mais atrativo e eficaz”, finalizou a professora.





