Projeto Leitura celebra o Dia do Livro com atividades especiais (Ed. Infantil e Fund I)

O Projeto Leitura aconteceu nos dias próximos ao dia 18 de abril, que é o Dia Nacional do Livro Infantil, promovendo atividades com foco na leitura junto às turmas da Ed. Infantil e Fundamental I (1º ao 5º ano).

Nas duas unidades da Educação Infantil, com muita alegria e imaginação, aconteceu a contação de histórias com visitas marcantes diretamente do Sítio do Picapau Amarelo: Emília e Narizinho.

Incentivar a leitura desde cedo se torna ainda mais essencial: as histórias oferecem às crianças, oportunidades de entrar em contato com estímulos diversos, desde o folhear das páginas até imaginar e interpretar a narrativa.

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Desenvolvimento de interesses e hábito de leitura junto ao 1º Fundamental I

No 1º ano, fase de contato inicial com letras e palavras, a leitura é responsável por auxiliar a criança a compreender o mundo que a cerca, além de, é claro, contribuir com o processo de alfabetização e construção da linguagem.

Diariamente, a professora Joelma realiza a atividade de leitura com sua classe, incentivando o contato com os livros e colocando os alunos em contato com novas ideias e conhecimentos.

Seguindo a mesma linha com a sua turma, a professora Andreia estimula o desenvolvimento da imaginação, das emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.

“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora”, ela afirma.

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“Puxa, puxa, que puxa” este grande rabanete com o 2º ano

Já no 2º ano, a leitura aproxima a criança do universo letrado e contribui para o processo de alfabetização. Isso porque o ato de ler auxilia a criança a compreender o mundo em que vive e sua respectiva diversidade.

Para estes alunos, a escolha literária das professoras Alessandra (2º A), Alessandra (2º B), Keila (2º C) e Janaina (2º D) foi “O grande rabanete”, de Tatiana Belinky. “Puxa, puxa, que puxa”, este livro narra uma tarefa irrealizável por uma só pessoa, que torna-se possível com a colaboração de várias forças. Todos estão na horta tentando arrancar um rabanete, que teima em não sair.

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Felpo Filva foi a companhia nas atividades do 3º ano

Depois de acompanharem as aventuras do coelho escritor “Felpo Filva” até o seu primeiro encontro com a coelha Charlô, os alunos imaginaram, escreveram e desenharam o que aconteceu com eles, depois de lerem o título de Eva Furnari, com as professoras Laura (3º A), Yohanna (3º B), Érica (3º C) e Giovanna (3º D).

“A proposta para os alunos do 3º ano B só poderia ser uma: produzir uma história! Confirmando a criatividade e o empenho dessa turminha, os alunos transformaram a narrativa do livro que estão lendoem uma divertida história em quadrinhos. Coloridas e com as características da escrita de cada um, as histórias nos mostram que bons leitores também são bons escritores”, conta a professora Yohanna.

A classe do 3º C realizou a receita dos bolinhos de chocolate. A professora Érica explica que livro trouxe como proposta de abordagem desenvolver o gosto pela leitura e ter o contato e compreender a diversidade identificando-os em seu cotidiano, como poema, fábula, carta, manual de instruções, autobiografia, telegrama, bula de remédio, música, receita, entre outros.

Já os alunos do 3º ano D usaram a criatividade e a imaginação e reproduziram novas capas e títulos para os livros que o Felpo havia escrito, “afinal ele era um coelho muito pessimista e a nossa turminha queria ajudá-lo a ser mais otimista e ver a vida de uma maneira mais divertida”, conta a professora Giovanna.

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Criando um livro e pesquisando sobre Monteiro Lobato

As classes do 4º ano passaram por uma imersão literária, conhecendo, analisando, pesquisando e colocando a mão na massa, junto com as professoras Kátia (4º A e B) e Mariana (4º D).

A atividade realizada pelos alunos do 4º D foi criar um livro de sua própria autoria. As crianças criaram um livro com uma história que elas mesmas inventaram, dando ênfase na criação de histórias e a importância da leitura. Além disso, puderam perceber as características que são necessárias para desenvolver um livro, como por exemplo, título na capa, nome do autor, ilustrações e uma história que contenha começo, meio e fim.

E para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil, os 4ºs anos A e B realizaram uma pesquisa colaborativa sobre Monteiro Lobato e uma de suas principais obras e seus personagens do Sítio do Picapau Amarelo.

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“Sopa de pedra” no 5º ano

Com base no livro de Ana Maria Machado, cujo personagem principal é um famoso espertalhão, as classes do 5º ano trabalharam o conto do viajante Malasartes que, com fome, pede ajuda a uma senhora muito pão-dura.

Sob orientação das professoras Mara, Juliana, Daniela e Pollyanna, os alunos fizeram pesquisas, produziram uma versão em quadrinhos e também uma colagem muito caprichada da sopa de pedra.

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O Dia Nacional do Livro Infantil

A data 18 de abril foi escolhida para celebrar a literatura infantil nacional pois, neste dia, em 1882, nascia o escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira.

Portanto, é uma data que celebra esse tipo de literatura e homenageia esse escritor, autor não só de textos para crianças, apesar de ser mais conhecido por eles.