Politécnico forma mais uma turma do fundamental I com a presença dos pais

Alunos celebram a conquista com muita alegria e festa e projetam o futuro escolar com a chegada de novos desafios

Alunos formandos aproveitaram cada momento da cerimônia realizada no salão do Monteiro Lobato (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO (19/12/2023))

As famílias dos alunos do fundamental I do Colégio Politécnico puderam celebrar a formatura dos pequenos, nesta terça-feira (19), no salão do Monteiro Lobato.

Agora, os estudantes que eram do 5º ano embarcam rumo aos novos desafios proporcionados pelo ensino fundamental II.

O sorriso dos pais orgulhosos e o entusiasmo da criançada marcaram a noite, que começou alegre e terminou festiva, com os alunos cantando e dançando.

Ao todo, 146 formandos receberam o diploma. A cerimônia reuniu familiares, professores e representantes da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) — mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico.

A diretora do Poli, Luciane Durigan, diz que “a formatura foi emocionante. É quando os alunos ‘criam asas’. É uma evolução fantástica. Muitos alunos estão conosco desde pequeno. Apesar de serem maiores agora, continuam sendo crianças. Essa transição do 5º para o 6º ano é muito importante. Agora, eles devem se preparar para grandes mudanças: mudança de professor, aumento das responsabilidades, mudanças no horário. Será uma nova etapa e uma nova rotina”.

FORMATURA FOI PRESTIGIADA PELO PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA FUA, HÉLIO SOLA ARO (CRÉDITO: FÁBIO ROGÉRIO (19/12/2023))

“É um sentimento de alegria e dever cumprido. Um dos objetivos da FUA é a educação. Oferecemos uma educação de qualidade pensando no futuro das crianças. É evidente nas crianças que todo o trabalho do colégio tem um resultado positivo. No dia a dia, na escola, podemos ver o comprometimento deles. E, hoje, esse momento com as famílias é muito importante, porque a família é mais do que tudo”, diz.

As coordenadoras do ensino fundamental I, Francine Aparecida Henrique Oliveira e Sheila de Oliveira, destacaram o trabalho efetuado com os formandos durante os anos.

“É um momento muito especial esperado por todos, eles tiveram vários momentos de desafio durante o ano e, agora, é momento de se divertir e de celebrar com as famílias”, diz Francine.

“Existiu bastante cobrança de nós para com eles e é um orgulho para nós educadores, nesse momento, ver o quanto evoluíram”, completa Sheila.

PARTICIPAÇÃO DOS PAIS E FAMILIARES FOI UM MISTO DE EMOÇÃO E CONSAGRAÇÃO (CRÉDITO: FÁBIO ROGÉRIO (19/12/2023))

O tema da cerimônia foi “Amizade”. A formanda Manuela Castro de Manente, do 5º ano E, falou, em discurso, que outro tema não poderia definir melhor a turma dela.

“Somos uma turma que é quase uma família, esse tema não poderia ter sido melhor. Sem dúvida, amizade é a palavra que mais define este ano especial”.

No fim, os formandos e as famílias dançaram e cantaram a plenos pulmões a música “Tempo de Alegria”, de Ivete Sangalo.

A celebração acabou com o tradicional gesto dos formandos jogando o capelo para o ar. (Luís Pio – programa de estágio)