O que esperar do início do ano letivo no Poli?

Adaptação, diversão e muito aprendizado

O primeiro dia de aula é sempre um momento de ansiedade e alegria para alunos, famílias e corpo docente. Afinal, o retorno às aulas representa o começo de uma jornada de novos desafios e grandes mudanças. Para tornar esse momento especial, o Colégio Politécnico, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), preparou uma programação para os primeiros dias de aula, proporcionando a melhor experiência aos alunos. Cada detalhe foi pensado para garantir acolhimento, integração e um ambiente inspirador, onde aprender e crescer será ainda mais significativo, comentam os coordenadores.

Ensino Infantil: momento de adaptação e diversão

Para a coordenadora do Ensino Infantil, Veridiana Herrera Ferreira, o início do ano letivo traz desafios, como a readaptação com os alunos antigos e a adaptação dos novos, alguns deles pela primeira vez no ambiente escolar. “Precisamos traçar um plano de adaptação com os alunos, pais e professores, para conhecê-los, entender como é a rotina e a cultura familiar de cada um. A primeira semana é de acolhimento. Preparamos atividades lúdicas, como jogos, brincadeiras e atividades de arte, para que os primeiros dias sejam de muita diversão e adaptação”, explica Veridiana.

Um ano letivo harmonioso

“Estamos preparando tudo com muito carinho para receber todos os nossos alunos. O acolhimento nos primeiros dias de aula é essencial para criar um ambiente seguro, acolhedor e propício ao aprendizado. Ele ajuda os alunos a se sentirem valorizados, promove a socialização e reduz a ansiedade do retorno às atividades escolares. Além disso, fortalece os laços entre a escola, os alunos e suas famílias, contribuindo para um início de ano letivo mais harmonioso”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Francine Henrique Oliveira. A coordenadora explica a importância do acolhimento nos primeiros dias de aula para reduzir a ansiedade, já que muitos alunos, especialmente os mais novos, podem sentir medo ou insegurança ao retornar à escola ou ao ingressar em um novo ambiente. Um acolhimento caloroso minimiza esses sentimentos. Além disso, promove o sentimento de pertencimento. Quando os alunos são bem-recebidos, sentem-se parte da comunidade escolar, o que é fundamental para seu engajamento. Também facilita a socialização com atividades planejadas que ajudam os alunos a conhecerem seus colegas e professores, criando um clima de confiança e cooperação.

Por fim, apresenta as regras de forma suave. O acolhimento permite que a escola apresente suas regras e rotinas de maneira lúdica, favorecendo a adaptação. O projeto de adaptação dos alunos do Fundamental I recebe o nome “Juntos, construímos um novo começo”.

“Durante esta semana, realizamos reuniões com os professores e colaboradores para alinhar as estratégias de acolhimento. Decoramos a escola com temas acolhedores, como painéis de boas-vindas e mensagens motivacionais. Receberemos os alunos com músicas, brincadeiras e entrega de crachás com nomes. Faremos a apresentação de toda a equipe de professores e funcionários, que se apresentarão e compartilharão suas expectativas para o ano. Teremos roda de boas-vindas, caça ao tesouro, contação de histórias para transmitir valores como respeito, amizade e empatia, circuito de brincadeiras antigas, gincanas cooperativas, criação de um mural com desenhos ou mensagens sobre “como espero que seja este ano”, oficina de artes para criar crachás e materiais personalizados, realização de momentos de conversa durante a semana para ouvir as experiências e percepções dos alunos, monitoramento de alunos que apresentem dificuldades de adaptação, com apoio da equipe pedagógica. A ideia do projeto é fortalecer os laços entre escola, alunos e famílias”, finaliza.

Descobertas e histórias marcantes no Fundamental II e Ensino Médio

“Preparamos uma programação especial que fará deste início de ano letivo um momento inesquecível. Cada detalhe foi pensado para garantir acolhimento, integração e um ambiente inspirador, onde aprender e crescer será ainda mais significativo”, enfatiza a coordenadora do Fundamental II, Ana Paula Pena.

A coordenadora conta que, nos primeiros dias, será feito um passeio completo pelo colégio, permitindo que os alunos explorem cada espaço, desde as salas de aula até as áreas de convivência. “Queremos que todos se sintam em casa, reconhecendo o colégio como um lugar preparado para grandes descobertas e histórias marcantes”, explica.

“Nossa equipe pedagógica e os colaboradores estarão de braços abertos para dar as boas-vindas, se apresentar e compartilhar os planos e objetivos que tornarão este ano tão especial. Também teremos momentos dedicados à apresentação dos setores e serviços que fazem parte do dia a dia escolar, ajudando os alunos a entenderem como funciona cada detalhe da rotina. Além disso, preparamos atividades de acolhimento e integração. Serão dinâmicas interativas e momentos lúdicos que fortalecerão amizades e criarão laços entre os alunos, tornando o início do ano leve, descontraído e cheio de entusiasmo”, comenta o coordenador do Ensino Médio, Jonathan Quintiliano Monteiro.

“Os primeiros dias também serão dedicados à adaptação à nova rotina escolar. Com cuidado e atenção, ajudaremos os alunos a se familiarizarem com os horários, atividades e novidades, garantindo uma transição tranquila e cheia de aprendizados. Durante esse período, também conversaremos sobre as regras e combinados para o ano, alinhando expectativas e promovendo um ambiente de respeito, união e motivação. Estamos prontos para construir juntos mais um capítulo dessa jornada incrível de aprendizado e crescimento. Prepare o uniforme, os materiais e o coração, porque 2025 será um ano inesquecível no Poli”, finaliza. (Gabrielle Pustiglione)

. – Crédito: FOTOS: DIVULGAÇÃO
. – Crédito: DIVULGAÇÃO
Tudo está pronto para receber professores e estudantes – Crédito: DIVULGAÇÃO