Educação Infantil: aprender brincando com arte e criatividade

Pintura, esculturas e atividades com materiais recicláveis estimulam a imaginação, a coordenação motora e a consciência ambiental das crianças

Na Educação Infantil, a arte vai muito além da simples produção estética. Ela é uma linguagem poderosa de exploração, expressão do pensamento e manifestação das emoções. Como parte das propostas desenvolvidas com os alunos do Pré I do Colégio Politécnico, as crianças mergulharam no universo das artes por meio de experiências com múltiplas linguagens: desenho, pintura e modelagem.

“Trabalhar a arte na Educação Infantil não é apenas ‘fazer atividades bonitas’, mas garantir que a criança tenha oportunidades de criar, experimentar e construir significados sobre si mesma e o mundo. Através da arte, a infância ganha voz, cor e movimento, e a escola cumpre seu papel de formar sujeitos criativos, críticos e sensíveis. A pintura é muito mais do que colocar cores no papel. É descoberta, experimentação e prazer. Quando a criança mergulha os dedos na tinta, mistura cores ou desliza o pincel, ela não apenas produz imagens, mas também explora sensações, texturas e possibilidades”, explica Luciane Durigan, diretora do Colégio Politécnico.

“Quando a criança pinta, o que vale não é sair com uma obra de arte, algo esteticamente perfeito, e sim todo o caminho que ela percorre. No processo, ela está descobrindo possibilidades, resolvendo problemas, exercitando a paciência, a coordenação e a concentração. Sem falar que, enquanto pinta, ela expressa sentimentos e ideias que talvez não conseguiria falar em palavras”, enfatiza a professora Laís Aguiar de Almeida.

Além de estimular a coordenação motora e a criatividade, pintar proporciona momentos de alegria e liberdade, explica a professora. “É o espaço em que não existe certo ou errado, mas sim a beleza de experimentar e dar vida às próprias ideias. A pintura é uma porta aberta para que a criança sinta, crie e descubra que o mundo pode ser sempre mais colorido quando visto pelos olhos da arte. Na infância, pintar, brincar e até se sujar são experiências fundamentais para o desenvolvimento. Ao mergulhar as mãos na tinta, brincar na areia ou se encantar com a lama, a criança está explorando o mundo com todos os sentidos.

Esses momentos favorecem a criatividade, a coordenação motora, a imaginação e a autonomia. Quando a criança mistura cores, inventa personagens ou cria brincadeiras, ela constrói conhecimentos sobre si mesma e sobre o ambiente em que vive”, enfatiza Laís.

Esculturas e bonecos com materiais recicláveis

Entre as atividades desenvolvidas na Educação Infantil, construir esculturas, bonecos e objetos com materiais recicláveis é uma forma de arte e aprendizagem. “Ao transformar rolos de papel, tampinhas, caixas ou garrafas em novas criações, as crianças exercitam a imaginação, desenvolvem a coordenação motora e aprendem a olhar para o mundo de maneira criativa. Essa prática possibilita que a criança experimente diferentes formas, texturas e combinações, dando vida a personagens e objetos que surgem de sua própria inventividade. Além disso, ao reutilizar materiais, ela também aprende sobre cuidado com o meio ambiente e sustentabilidade, percebendo que aquilo que seria descartado pode ganhar um novo sentido”, explica Luciane Durigan.

Nas atividades com materiais recicláveis, além de fazer arte, as crianças aprendem sobre educação ambiental. “Trabalhamos com elas os diversos tipos de materiais que podem ou não ser reciclados. Separamos por cores nas lixeiras para tornar a atividade mais clara e significativa, pois as crianças são visuais e entendem melhor através do concreto. Cada uma escolheu seus próprios materiais e criou um brinquedo para levar para casa — atividades que contribuem para o cuidado com o meio ambiente”, explicou a professora do Pré I, Pamela Terezinha Caldeira de Souza Dias.

“Atividades de arte trazem um desenvolvimento impressionante às crianças; elas aprendem brincando, amam e se divertem”, disse Flávia, mãe do aluno Daniel Barbosa Nabero, 5 anos.

“Helena contou que adora fazer as atividades de artes e pinturas e amou fazer a cesta da Chapeuzinho Vermelho para a exposição da escola”, disse Elisabete, mãe da aluna Helena de Sousa Brandão, 5 anos.

“A Arte na Educação Infantil, seja pela pintura, pela brincadeira que permite se sujar, ou pela criação de esculturas e bonecos com materiais recicláveis, é um campo riquíssimo de descobertas e aprendizagens. Cada cor misturada, cada traço desenhado, cada objeto transformado em algo novo amplia o repertório da criança, fortalece sua autonomia e dá voz à sua imaginação. Mais do que atividades, são experiências que marcam a infância com alegria, liberdade e sentido, mostrando que aprender também pode, e deve ser, vivido de forma criativa, prazerosa e cheia de significado”, finaliza a diretora Luciane Durigan. (Gabrielle Pustiglione)

. – Crédito: DIVULGAÇÃO
Construir esculturas e brinquedos com materiais recicláveis ensina o cuidado com o meio ambiente de forma divertida – Crédito: DIVULGAÇÃO
. – Crédito: DIVULGAÇÃO
Brincar, pintar e explorar materiais variados transforma o aprendizado em experiências significativas e cheias de descobertas – Crédito: DIVULGAÇÃO