A cerimônia de formatura dos nossos alunos do 5º ano

Matéria publicada pelo Jornal Cruzeiro do Sul em 7 de dezembro de 2022

A emoção tomou conta do Espaço Monteiro Lobato, em Sorocaba, na noite desta terça-feira (6). Os alunos do Colégio Politécnico, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), receberam o certificado de conclusão do 5º ano do ensino fundamental. Com direito à beca e capelo, os estudantes deram um verdadeiro show no evento. Isso porque, além da cerimônia de entrega de diplomas, as crianças fizeram apresentações artísticas, com cantos e recital. Ao todo, a escola formou 146 alunos distribuídos em seis turmas, das unidades Centro e Alto da Boa Vista. E a família não poderia ficar de fora desse momento tão importante. O salão de festa recebeu aproximadamente 800 convidados, que vibraram junto aos estudantes a cada nome chamado pelo mestre de cerimônias, Maurício Lainer.

Para tornar a formatura ainda mais especial, foram chamadas quatro professoras titulares que acompanharam o desenvolvimento dos alunos durante o ensino fundamental: Juliana Goes, Cátia Caldini, Mara Lúcia Canalles e Mariana Palomero. Neste ano, o tema do evento foi “Do Lado Esquerdo do Peito”, que simboliza os laços feitos na instituição entre alunos e educadores.

O Presidente do Conselho de Administração da FUA, Hélio Sola Aro, estava orgulhoso dos cidadãos que o Colégio Politécnico está ajudando a formar. “Para a Fundação, é sempre uma grande honra e um prazer estar presente na formatura. É mais uma etapa na vida deles. Um dos objetivos da FUA é trazer educação de qualidade por meio do colégio. A confiança que os pais depositam na instituição é muito gratificante. É um prazer estar aqui nesta noite”, diz.

O gestor da Fundação, Pedro Gimenes, falou da importância da valorização dos princípios na formação do ser humano. “Sinto satisfação em saber que tem pais interessados em proporcionar boa educação para os filhos, carregada de princípios e valores, que tem se perdido no mundo. Conseguir passar isso para as crianças é muito gratificante. A FUA, como sempre, está de parabéns”, salienta.

A diretora do Colégio Politécnico, Luciane Durigan, faz uma metáfora para definir o momento: “Penso que nossos alunos são pássaros. E que a partir de agora, eles voam cada vez mais alto”. Além disso, ela também destacou que o tema escolhido para a cerimônia de formatura retrata a transição que os estudantes vão ter das fases fundamental I para o fundamental II. “A gente quis mostrar essa mudança e trabalhar a mensagem baseada nos amigos e nas lembranças que os estudantes vão carregar”, conclui. (Wilma Antunes)