Movimento e aprendizagem na infância: brincar é coisa séria

Na prática, o Colégio oferece experiências que favorecem esse desenvolvimento integral

No Colégio Politécnico, mantido pela Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), aprender também acontece com o corpo em movimento. Entre risadas, pulos, corridas e danças, as crianças do maternal I da Educação Infantil estão muito além de simplesmente “gastar energia” — elas estão explorando, descobrindo e construindo conhecimento sobre o mundo.

“Embora muitas vezes visto apenas como diversão, o movimento tem um papel fundamental no desenvolvimento infantil. Para as professoras Sara Talita Camargo de Abreu e Asheley da Silva Barchechim, que atuam na turma do Maternal I, o corpo é uma poderosa ferramenta de ensino e aprendizagem”, destaca a diretora pedagógica Luciane Durigan.

“Quando a criança se movimenta, ela não está apenas brincando. Está desenvolvendo noções de espaço, equilíbrio, coordenação, além de aprender a conviver, compartilhar e respeitar os colegas”, destaca a professora Asheley.

Nesse mesmo sentido, a professora Sara ressalta a importância de reconhecer o corpo como uma forma essencial de expressão e construção de saberes: “O movimento faz parte da maneira como elas se expressam, exploram e compreendem o mundo. É no brincar, no correr, no subir e descer que desenvolvem habilidades motoras, cognitivas, sociais e afetivas”, explica.

Pais de alunos do Poli notam grande evolução no aprendizado de forma lúdica. “O Raul mostrou uma grande evolução na coordenação motora e no conhecimento básico depois que começou a frequentar a escola. Ele reproduz em casa o que aprende, e percebemos que esse aprendizado se dá de forma lúdica, pois ele brinca falando cores, formas geométricas e números. Ele gosta muito de se movimentar e percebemos que gosta muito das aulas de judô. Ele se alegra em vestir o quimono e reproduz em casa os movimentos ensinados pelo sensei”, conta Camila Thomé Brusaferro, mãe do aluno Raul Thomé Brusaferro, de 2 anos.

Na prática, o Colégio oferece uma diversidade de experiências que favorecem esse desenvolvimento integral. As crianças vivenciam circuitos motores, brincadeiras de roda, jogos simbólicos, contação de histórias com gestos, dança, expressão corporal e momentos de livre exploração ao ar livre.

Entre as diversas propostas, destacam-se atividades que integram movimento e aprendizagem de forma lúdica e intencional.

ATIVIDADES LÚDICAS E SENSORIAIS

Amarelinha Sensorial
Estimula a coordenação, equilíbrio e percepção sensorial.
Brincadeira de Estátua Musical
Desenvolve ritmo, atenção, controle inibitório e consciência corporal.
Circuito Motor
Trabalha coordenação ampla, equilíbrio, lateralidade e noção de espaço.
Dança com Panos ou Fitas
Estimula a expressão corporal, criatividade e musicalidade.
Desenho com o Corpo
Incentiva a percepção do corpo como instrumento artístico e comunicativo.
Espelho de Movimentos
Fortalece a atenção, empatia, imitação e consciência corporal.
Exploração Sensorial ao Ar Livre
Enriquece as percepções táteis, auditivas, visuais e motoras.
Jogos com Formas e Cores no Chão
Articula movimento com conceitos visuais e cognitivos.
Pintura com os Pés
Promove a criatividade, além da percepção corporal e sensorial.
Teatro Corporal
Estimula imaginação, expressão, linguagem não verbal e desenvolvimento motor.

Essas práticas, além de prazerosas e significativas, são fundamentadas em estudos sobre psicomotricidade, neurodesenvolvimento e educação infantil. Pesquisas comprovam que o movimento está diretamente associado à construção de noções fundamentais, como tempo, espaço, lateralidade e percepção corporal — competências essenciais para futuros processos de alfabetização, desenvolvimento do raciocínio lógico e organização do pensamento.

Mais do que desenvolvimento físico e cognitivo, o movimento também fortalece aspectos emocionais e sociais. Atividades como rodas cantadas, danças e jogos simbólicos fazem parte do cotidiano das crianças, promovendo vínculos afetivos, fortalecendo a autoestima, o espírito de colaboração e o senso de pertencimento.

“Brincar é coisa séria. A criança precisa vivenciar o mundo com todo o seu corpo antes de se apropriar de aprendizagens mais abstratas. Por isso, defendemos uma infância rica em experiências motoras, sensoriais e afetivas”, reforça a professora Asheley.

Para Mariane, mãe da aluna Madah Delariva Aizza, de 2 anos, os benefícios do brincar é o desenvolvimento motor, a socialização, desenvolve a criatividade e imaginação das crianças. “Para Madah nós percebemos que ela brinca mais solta, com melhor equilíbrio, criando histórias da cabecinha dela como casinha, mamãe e filhinha”, completa Mariane.

“Dentro desses seis meses, a Melissa apresentou um avanço muito significativo no desenvolvimento tanto motor quanto intelecto. Ela inclusive traz para casa muito do que aprende no colégio. Sempre quer de alguma forma reproduzir as atividades conosco, se esforça para ensinar o que tem aprendido. Percebo a fala dela muito avançada, a forma como explica o que quer dizer, assim como a coordenação motora com um movimento de pinça cada vez mais preciso. A forma como segura canetas, lápis, uma evolução realmente muito significativa”, conta Karine Giacomin, mãe da aluna Melissa Giacomin, 2 anos.

“Em um tempo marcado pelo excesso de telas e pela diminuição dos espaços de movimento, iniciativas como as do Colégio Politécnico de Sorocaba mostram que garantir uma infância ativa é, também, uma forma de cuidar, educar e preparar para a vida”, explica Durigan.

“Educar vai muito além da sala de aula. É oferecer espaços, tempo e liberdade para que as crianças corram, dancem, pulem e, assim, aprendam com o corpo. Porque quando a infância se move, o futuro também avança ù com mais equilíbrio, empatia, criatividade e alegria”, conclui a professora Sara. (Gabrielle Pustiglione)

Reconhecer o corpo como uma forma essencial de expressão e construção de saberes é importante – Crédito: DIVULGAÇÃO / POLI
Entre risadas, brincadeiras e aprendizados, as crianças estão além de simplesmente “gastar energia”
Quando a criança se movimenta, ela não está apenas brincando. Está desenvolvendo noções de espaço, equilíbrio, coordenação, além de aprender a conviver, compartilhar e respeitar os colegas – Crédito: DIVULGAÇÃO / POLI