3º Ensino Fundamental – Projeto de Leitura: Felpo Filva. Eva Furnari

O livro conta a história de Felpo Filva, um coelho escritor que vive triste e isolado e que em um determinado momento começa a receber cartas da coelha Charlô. Uma coelha bastante crítica com relação às poesias e aos livros escritos por ele. Felpo Filva entra em crise e passa a se questionar e rever certas posturas. A história evolui de maneira divertida com trocas de correspondências entre Felpo e Charlô e, nestas trocas, a autora vai inserindo, ao longo do livro, vários tipos de texto, como poema, fábula, carta, manual, receita, lista, entre outros.

A dinâmica de atividades propostas oportunizou os alunos, conhecerem vários tipos de texto, tais como bilhetes, cartões, bulas de remédio, receitas, manuais de uso, listas, fábulas, contos de fada e poesias. Alguns destes até já fazem parte do seu cotidiano, porém é a sua inserção na prática escolar os levou a uma releitura e direcionou os alunos a se apropriarem destes objetos escritos, de uma forma que possam conduzi-lo ao desenvolvimento das suas concepções sobre as funções da escrita, remetendo-a também a pensarem sobre o funcionamento da linguagem.
Para elencarmos, realizamos a receita:Bolinhos de chocolates.
Foi um momento muito prazeroso e enriquecedor!!!

Professoras: Marlene e Érica.