3º ano Ensino Médio – Projeto “Ciclo de debates: Aprender e desenvolver”

É uma simulação de conferências políticas envolvendo todos os alunos do Ensino Médio. Os participantes representam lideranças políticas em situações de resolução de um conflito contextualizado.

Esta iniciativa possibilita ao aluno: a inserção no contexto social; a prática da construção de argumentos; definição de estratégias; criação de consenso e a tomada de decisões; utilização de técnicas de oratória e de negociação.

Os estudantes preparam projetos de resoluções, concebem estratégias, negociam com aliados e adversários, solucionam conflitos e aprendem as regras de procedimento político no qual estão inseridos.

O terceiro ano do ensino médio participou de uma simulação da conferência climática que ocorrerá em 2020 sobre as novas metas das nações perante o tema. É válido ressaltar que no ambiente de simulação muitas coisas são avaliadas, entre elas o conhecimento do estudante perante o tema e também de quem ele representa. Estamos na nossa quinta edição deste projeto e a tendência é sempre o aprimoramento tanto dos estudantes quanto do próprio projeto.

Prof. Victor Falasca